Perguntas?

Foram várias as perguntas que me fizeram antes e depois de voltar da viagem, umas mais engraçadas que outras, todas elas pertinentes. Compilei algumas.

1 – Viajar sozinho significa estar sempre sozinho?
Não, de modo algum, nunca me senti sozinha. Por onde quer que andemos vamos encontrar imensas pessoas na mesma situação que nós. Estamos mais abertos ao mundo e fazer novas amizades não é um problema. Houve até momentos em que queria estar sozinha mas não foi possível!

2 – Planeaste a viagem?
Não, a única coisa que planeei em Portugal foi a viagem de ida e volta para Singapura e o hostel onde ia ficar na primeira semana. O meu objetivo era estar aberta às ínfimas possibilidades do universo e deixar a viagem fluir naturalmente. Fui conhecendo outros mochileiros que me sugeriram locais para visitar e me contaram a sua experiência. Aos poucos fui percorrendo o meu caminho, procurava apenas ter uma ideia do sítio para onde ia na semana seguinte e, quando lá chegava, lia o que o guia me tinha para contar acerca daquele lugar. Nos últimos meses fui ganhando confiança e nem sítio para dormir marcava com antecedência.

3 – Gasta-se muito dinheiro?
O custo de vida no Sudeste Asiático é incrivelmente baixo. Gasto mais em 1 mês a viver em Lisboa do que 1 mês a viajar neste lado do mundo. Uma óptima guesthouse não custa mais que 8€ por noite com pequeno almoço, refeições rondam os 2€ cada, tendo comido a maior parte das vezes por apenas 1€. Não me meti em excursões ou programas turísticos todos os dias, talvez 1 vez por mês, mas percorri muitos km a pé.

4 – És rica? Como se poupa dinheiro para viajar?
Não sou rica. Com esforço e dedicação conseguem poupar (caso tenham emprego). Não fumo, não bebo álcool nem saio à noite, sou vegetariana, cozinho todos os dias todas as refeições, raramente compro roupa nova, alugo um quarto económico. Tudo isto permite-me poupar dinheiro. Vivi 3 anos com os meus pais e coloquei grande parte do meu ordenado de lado.

5 – É preciso ser-se corajoso?
Não. Se estão à espera que chegue o dia para se sentirem corajosos e preparados, bem podem esperar sentados que esse dia não vai chegar! Verdade! Por isso força, saiam da zona de conforto e comecem já a criar as condições para que essa viagem se proporcione um dia.

6 – Tomaste comprimidos contra a Malária?
Comprei os mais económicos, aqueles que só se toma uma vez por semana. Não tomei nenhum! Quando se viaja muito tempo não faz sentido estar a destruir o fígado dia após dia, vão precisar dele para o resto da viagem. Utilizei um bom repelente de insectos (comprei na Tailândia) que não só afastava os mosquitos como os aniquilava se se chegassem muito perto.

7 – Há pão? (esta foi a minha mãe!)
Pão igual ao de Portugal não há, eles não têm o hábito de acompanhar refeições com pão, não é um alimento comum como o arroz. Arroz três vezes ao dia.

8 – E quando as coisas correm mal, o que fazer?
Nem tudo é “um mar de rosas” e há que ter uma mente aberta à possibilidade de coisas menos agradáveis acontecerem.
Tive um acidente e fracturei a coluna, parti o meu tablet, deixei o meu cartão bancário num ATM, conta bancária bloqueada, entre outros incidentes. Nestas alturas ajuda imenso permanecer equânime, não é fácil, mas se nos identificamos com estas situações só vamos atrair ainda mais negatividade. Tudo se resolve. Ficamos mais fortes e temos mais histórias para contar!

9 – Vais voltar a viajar?
Sim, hei-de voltar um dia, quando conseguir juntar dinheiro suficiente. Na próxima vou ficar mais tempo e tentar trabalhar online para ter uma fonte de rendimento e poder viajar mais tempo. Quando comecei a viajar percebi que tenho um novo plano de vida, conhecer o mundo (quase) todo :)

Deixe uma Resposta

